Onde Deus Está Agindo?

Posted: 21/08/2011 in Diversos

Você já quis conhecer e fazer a vontade de Deus?

Esse desejo não é algo que você possa produzir por conta própria. Quando recebe Jesus como Salvador e Senhor, você se une a ele na missão de reconciliar um mundo perdido com Deus. O próprio Deus cria em você o desejo de tornar-se um servo fiel.

Entretanto, Deus tem muito mais para sua vida do que simplesmente fazer algo para ele. O que ele quer experimentar com você é um relacionamento íntimo de amor que seja real e pessoal.

Como disse Jesus: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17.3). A essência da vida eterna é conhecer Deus e Jesus Cristo.

Esse “conhecer”, entretanto, não vem por meio de um programa, estudo ou método; vem pelo relacionamento com uma Pessoa. Somente um relacionamento íntimo de amor com Deus permite que ele revele a si mesmo, seus propósitos e seus caminhos. A partir daí é que poderá convidá-lo a unir-se a ele nos projetos em que já está operando.

Quando você responde ao convite, Deus realiza, por intermédio de sua vida, algo que só ele poderia fazer. Experimentando a ação divina dessa forma, você começa a conhecê-lo mais intimamente.

Se quisermos aprender como se pode conhecer e fazer a vontade de Deus, não existe modelo melhor do que aquele que Jesus praticou. Durante seus 33 anos na Terra, ele nunca deixou de fazer a vontade de Deus. Nunca pecou. Completou com perfeição cada uma das tarefas que o Pai lhe entregou.

Mas como ele sabia o que fazer? “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também”, disse Jesus. “Em verdade, em verdade vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer, senão o que vir o Pai fazer; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. Porque o Pai ama ao Filho, e mostra-lhe tudo o que ele mesmo faz” (Jo 5.17,19-20).

O que Jesus descreveu não foi uma abordagem passo a passo para aprender a conhecer e fazer a vontade de Deus, mas um relacionamento de amor por meio do qual Deus realiza seus propósitos. Quando você tiver um relacionamento íntimo de amor com Deus, ele lhe mostrará o que está fazendo. Então, sua tarefa será seguir o exemplo de Jesus e participar daquilo que o Pai já está fazendo.

Podemos sintetizar o modelo de Jesus desta maneira: observe onde Deus está agindo e junte-se a ele!

 

DESCOBRINDO ONDE DEUS ESTÁ AGINDO

Quando eu pastoreava a Igreja Batista da Fé em Saskatoon, Canadá, começamos a sentir que Deus estava dirigindo-nos a evangelizar no campus de uma faculdade ali perto. Seguindo a recomendação do ministério a universitários da nossa denominação, tentamos, por quase dois anos, começar um estudo bíblico nos dormitórios. Não funcionou.

Num domingo, reuni nossos estudantes e disse-lhes: “Nesta semana, quero que vocês vão ao campus e observem bem onde Deus está agindo — e aí juntem-se a ele”.

“O que você quer dizer?” perguntaram eles.

Então, eu lhes disse que Deus tinha colocado no meu coração dois textos das Escrituras. O primeiro era Romanos 3.10-11: “Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus”. O segundo era João 6.44: “Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o trouxer”.

“De acordo com essas passagens”, expliquei, “ninguém vai procurar Deus por sua própria iniciativa. Ninguém fará perguntas de natureza espiritual a menos que Deus esteja agindo em sua vida. Quando acharem alguém buscando a Deus ou fazendo perguntas sobre assuntos espirituais, é sinal claro da ação de Deus.”

Mais uma vez, Jesus é o exemplo perfeito. Quando passava por uma multidão, ele sempre procurava identificar o lugar onde o Pai estava agindo. A multidão não era a seara; a seara estava dentro da multidão.

Um dia em Jericó, Jesus viu Zaqueu numa árvore. Possivelmente, tenha dito para si mesmo: “Ninguém poderia me buscar com tanta determinação se meu Pai não estivesse trabalhando em seu coração”. Por isso, Jesus afastou-se da multidão e disse: “Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa” (Lc 19.5).

O que aconteceu? Naquela noite, a salvação chegou àquela casa.

Jesus sempre procurava a atuação do Pai e, imediatamente, juntava-se a ele. A salvação vinha como resultado de Jesus juntar sua vida à atividade do Pai.

“Se alguém começar a lhe fazer perguntas de natureza espiritual, cancele tudo o mais que tiver planejado”, eu disse aos estudantes. “Acompanhe aquela pessoa e procure descobrir o que Deus está fazendo na vida dela.”

E, assim, os estudantes foram ao campus para descobrir onde Deus estava agindo a fim de saber o que deviam fazer para se juntarem a ele. Na quarta-feira, uma das jovens nos contou: “Uma moça que é minha colega de classe há dois anos veio me procurar depois de uma aula hoje. Ela disse: ‘Eu acho que você é cristã. Preciso falar com você’. Lembrei-me então do que você nos disse, Henry. Eu tinha uma aula importante, mas faltei. Então, fomos até a lanchonete para conversar. Ela disse: ‘Somos um grupo de 11 moças no dormitório e temos estudado a Bíblia, apesar de nenhuma de nós ser cristã. Você conhece alguém que possa dar um estudo bíblico para nós?’ “

Como resultado daquele contato, iniciamos três grupos de estudo bíblico no dormitório feminino e dois no masculino.

Durante dois anos, havíamos tentado fazer algo para Deus e falhamos. Depois de três dias procurando sinais da ação de Deus, vimos onde ele estava agindo e juntamo-nos a ele. Que diferença!

Nos anos seguintes, muitos estudantes aceitaram Cristo como Salvador. Muitos deles se entregaram a um ministério de tempo integral e agora estão servindo como pastores e missionários em todo o mundo.

Parte de um artigo traduzido da Revista Charisma (www.charismamag.com)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s